Histórico
A Escola Municipal Engenheiro João Thomé foi criada no dia 25 de janeiro de 1971 no governo do Embaixador Francisco Negrão de Lima na gestão do Secretário de Educação e Cultura Dr. Antonio Vieira de Melo, com a finalidade de atender à clientela da comunidade do Bairro de Padre Miguel e adjacências.
A escola recebeu esse nome em homenagem a João Thomé (1870-1945), nascido em Sobral – Ceará, engenheiro, empresário e político. Ocupou o cago de Senador pelo Estado do Ceará de 1921 a 1930. Foi pioneiro nas tentativas de atrair chuvas por meios artificiais para Fortaleza.
Nossa Escola atende alunos do 6º ao 9º ano em regime de dois turnos, nos horários de 07h30min h às 12:00h.A Escola dispõe de doze salas de aula, que são distribuídas e organizadas para atender cerca de 939 alunos. Compõe, ainda, o espaço físico, salas para a administração, professores e equipe pedagógica, secretaria, auditório, Sala de Leitura, cozinha, Laboratório de Informática (em processo de implantação) refeitório, uma quadra poliesportiva com 4 vestiários.
Nossa Escola atende alunos do 6º ao 9º ano em regime de dois turnos, nos horários de 07h30min h às 12:00h.A Escola dispõe de doze salas de aula, que são distribuídas e organizadas para atender cerca de 939 alunos. Compõe, ainda, o espaço físico, salas para a administração, professores e equipe pedagógica, secretaria, auditório, Sala de Leitura, cozinha, Laboratório de Informática (em processo de implantação) refeitório, uma quadra poliesportiva com 4 vestiários.
A Escola participa atualmente do programa Mais Educação, atendendo a 150 alunos no contraturno.
O programa visa à melhoria da aprendizagem e manter os alunos sete horas na escola com várias atividades em forma de oficinas.
Nossa Equipe
Jane do Reis Teixeira
Diretora Adjunta
Maria Aparecida Cavalcante G. Maia
Coordenadora Pedagógica
Maria Inês Freitas S. Dantas
Professores Regentes
Educação Musical
Simpson B. M. Baumann
Educação Física
Silvio Bonzi, Renato e Ari Mamed
Artes Cênicas

Aurora Cristina C. Moura
Artes Plásticas
Aline S. T. dos Santos
Geografia
João Tavares, Fernando Antonio, Alexandre e Celi
História
Álvaro Felipe, Maria Celeste e Raquel
Ciências
Creusa Maria, Deise Lúcia, Nelia, Eduardo, e Priscila
Matemática
Caio Vinicius, Ornisandro José, Mauro, Fabiano,Maria Elenita e Ronaldo
Espanhol
Ruth Nóbrega e Magna Costa
Inglês
Ronald e Marisol
Projeto Acelera
Silene, Lilyane, Vivyane e Rivanildo
Marta Janete
Secretaria e Agente Educador
Luiz Gustavo,Joana Angélica,Silvia Glória,João Luiz,Sônia Cristina,Valéria Fonseca
Ivonete, Josemar , Nádia Lima, Maria de Fátima, Kátia Regina, Ana Helena, Ronaldo Machado, Marilene, Cecília de Paula, Vagner, Eliziane, Edmar Silvestre.
Nossa Clientela
· A maior parte de nossos alunos reside no nos bairros e Padre Miguel e Realengo. Tendo alguns alunos residentes em bairros mais distantes como Bangu, Santíssimo e Campo Grande.
Em sua maioria, nossos alunos vêm das escolas municipais vizinhas, como: E. M. Corinto da Fonseca, E. M. Villa Lobos, E. M. Teixeira Lott (Ciep) e um grupo menor da E. M. Eusébio de Queiroz.
Nossos Objetivos
Fazer nosso aluno compreender e apreciar o valor da diversidade humana, pautando seus atos e decisões baseadas os valores: respeito, tolerância, solidariedade e responsabilidade.
Estimular o aluno para ser cooperativo, responsável, solidário e ético, convivendo de forma democrática e não discriminatória com as diferenças sociais, religiosas, sexuais, raiais, culturais, etc., com o propósito de um mundo mais justo e habitável.
Orientar o aluno incentivando-o a ter iniciativa, persistência, confiança e segurança para poder interagir satisfatoriamente em sociedade e em seu projeto pessoal.
Incentivar o aluno a enfrentar desafios, administrar crises e conflitos, procurando novos meios de solução, de forma criativa, prática e eficiente.
NOSSA FILOSOFIA
Nós da Escola Municipal Engenheiro João Thomé queremos construir uma escola que leve em conta a identidade pessoal e coletiva de seus alunos, professores e outros profissionais da educação, no sentido de reconhecer as diversidades e peculiaridades básicas de ambos os sexos, as variedades étnicas e de faixa etária, as variações sócio- econômico – culturais e de condições físico-psicológicas, presentes na população escolar de nosso município.
Uma escola que lute pelo saber – saber fazer, fazer saber e saber ser – sendo um laço para a troca de experiência entre educador e educando, troca esta de aprendizagem coletiva, de descoberta, e de socialização das descobertas, um espaço de construção do conhecimento.





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